miércoles, 30 de septiembre de 2009

Un viajecillo a Galicia y Portugal (IX)... 17 SEPTIEMBRE 2009... São João d'Arga y Vilanova da Cerveira (Portugal)...

"Chegados à visita da capela, as raparigas refrescavam os pés no ribeiro. Do balaio saíam as mais belas meias rendadas e as chinelas do fato de romaria. Os rapazes põem a faixa vermelha e o colete de trespasse. Homens e mulheres, os fatos endomingados.

Oh! Meu rico S. João D’Arga / Onde é que vos foram pôr! / No meio de duas serras /Com sobreiros ao redor!/"
http://www.rtam.pt/index.php?id_categoria=38&id_item=2629









"Gozando de uma situação privilegiada, no sopé da montanha e um pouco acima do nível do rio Minho, no sítio onde ele se estreita, Vila Nova de Cerveira é antiga praça fortificada que, na última década e meia, assestou armas ao investimento na cultura e no turismo.
A freguesia (vila e sede do concelho) dista 37 quilómetros de Viana do Castelo, sede do distrito, e 108 da cidade do Porto. Localiza-se na margem esquerda do rio, que, por poente, a separa de Espanha - da outra banda, vizinha, a bem dizer, com ligação por ferry-boat, está a vila galega de Goian. Confronta ainda, por norte, com a freguesia de Lovelhe, por sul e nascente, com a freguesia de Loivo."
http://www.cerveiranova.pt/







2 comentarios:

Sara dijo...

Vengo corriendo, me pude escapar un ratito antes de incorporarme a mis clases de la tarde, porque parar por aquí es todo un placer, que viajes te marcas, que bonitos! y ese bebé colgado siempre de ti, es una preciosidad, seguro que saldrá senderista a tope, dí que si, hay que enseñarles bien y que estas nuevas generaciones cuiden y adoren nuestra naturaleza preciosa.
Te dejo un abrazote

Vidal dijo...

Muchas Gracias por hacer un hueco en tu agenda para pasar por acá Sara!!!... Un placer recibirte por el universo esgallero!!!... A ver si es verdad y las nuevas generaciones van mejorando poco a poco lo que nosotros nos hemos cargado... y que salga lo que salga, que sea buena persona, con eso ya me conformo!... Un abrazote esgallero!!! Vidal